sexta-feira, 25 de abril de 2014

25 de abril – Dia do Profissional da Contabilidade
Em 1926, o senador João Lyra foi homenageado por profissionais contábeis e, em seu discurso de agradecimento, declarou: “trabalhemos, pois, bem unidos, tão convencidos de nosso triunfo, que desde já consideramos 25 de abril o Dia do Contabilista Brasileiro”.
Considerado Patrono dos Profissionais da Contabilidade, João Lyra foi eleito presidente do Conselho Perpétuo dos Contabilistas Brasileiros em 1925. Ao longo de sua vida parlamentar, ele propôs e batalhou pela aprovação de diversas leis em prol da profissão contábil.
O Dia do Profissional da Contabilidade foi instituído oficialmente no dia 23 de maio de 1979, com a aprovação da Lei Estadual nº 1.989.
Números
Segundo dados do CFC (Conselho Federal de Contabilidade), em março de 2014, 489.929 Profissionais da Contabilidade estavam registrados no Brasil. O estado de São Paulo concentra a maior parte deles: são 135.470, o que representa mais de 27% do total no País.
O número de mulheres registradas merece destaque. No maior estado do País, elas somam mais de 38% dos Profissionais da Contabilidade registrados e esse número vem aumentando cada vez mais. Das 52.541 mulheres registradas, 32.081 são Contadoras e 20.460 são Técnicas em Contabilidade.
Outra tendência observada nos últimos anos é o crescimento do número de profissionais com formação em nível superior. No estado de São Paulo, são 76.921 Contadores e, 58.549 Técnicos em Contabilidade. O mesmo acontece em nível nacional: 302.214 Contadores e 187.715 Técnicos em Contabilidade.
Mercado de trabalho
A área contábil tem sido considerada promissora por diversas empresas de recrutamento de todo o mundo. O profissional pode atuar em escritórios de Contabilidade, firmas de Auditoria, departamentos contábeis dentro de empresas, área acadêmica, controller, entre outras.
Com os avanços da tecnologia, o papel do Profissional da Contabilidade está mudando. Cada vez mais, ele assume funções na área de gestão, auxiliando o empresário na condução dos negócios. Ao mesmo tempo, vão surgindo novos nichos nos quais o profissional pode se especializar como Contabilidade ambiental e da área pública, além das IFRS (International Financial Reporting Standards, que são as Normas Internacionais de Contabilidade), já adotadas no País.
As responsabilidades do Profissional da Contabilidade estão aumentando com a promulgação de novas leis. Baseado na alteração da Lei de Lavagem de Dinheiro (Lei nº 12.683/2012), o CFC (Conselho Federal de Contabilidade) aprovou a Resolução CFC nº 1.445/2013, sobre procedimentos a serem observados pelos profissionais e organizações contábeis no exercício de suas funções.
Muita coisa mudou desde o discurso do então senador João Lyra, inclusive a importância do Profissional da Contabilidade, que aumenta cada vez mais.


Nenhum comentário:

Postar um comentário